Welcome
Sir...

Snake...Snake...Snaaaaaaaaake!!!!

Pesquisar este blog

Powered By Blogger

quinta-feira, 8 de março de 2012

"Gigante Guerreiro, Daileon!!" um tributo a um herói fantástico


Anos 80, auge do trash metal, surgimento da geração 8-bits dos vídeo-games, clássicos indiscutíveis do cinema pipocavam por ai e muitas coisas rolam mundo afora.
Foi nessa época de maravilhas que surgiu um estilo de seriado que abusava de "efeitos" especiais e investia alto em heróis de armadura, esse estilo criado no Japão tomou fama nessa década e ficou conhecido como Tokusatsu.

E por isso que o post de hoje relatará a saga de um dos maiores expoentes desse estilo de entretenimento e um dos maiores heróis que o Brasil teve:
Senhoras e Senhores...

O Fantástico Jaspion



Criado pela Toei Company e por Shotaro Ishimori em 1985 com o nome original de Kyojuu Tokusou Juspion (Investigador de Monstros Juspion) a série foi exibida no Japão por volta de 1985 até 1986 pela TV Asahi.

Mas o lugar do herói foi mesmo nas terras brasileiras...
Com o nome de O Fantástico Jaspion, as aventuras do guerreiro galáctico fizeram muito sucesso nas terras tupiniquins.
Agora só não me pergunte o porquê de trocar Juspion por Jaspion...

A série conta a história de Jaspion (não me diga), um jovem terráqueo que sobreviveu a queda de sua nave espacial no planeta Edin.
Criado pelo profeta das galáxias Edin (sim esse é o nome do planeta e do profeta), Jaspion foi criado e treinado por Edin, pois o mesmo acreditava na profecia da Bíblia Galáctica, em que um enviado destruiria o maligno imperador dos monstros Satan Goss.

Edin e Jaspion.

Satan Goss, o Darth Vader japonês.

Já adulto, Jaspion parte em sua jornada espacial para encontrar os restos da Bíblia Sagrada e o Pássaro Dourado, peças-chave para o cumprimento de sua missão.
Para auxilia-lo, Edin concede a Jaspion a armadura de combate Metaltex, feito com o material mais resistente do universo, a andróide Anri que vira sua companheira e parceira de aventuras e a nave espacial Daileon, que se transforma em um poderoso robô gigante.
Dentro de Daileon também se encontram os veículos Gaibin Tank & Jet e a motocicleta voadora Alan Moto Space.

Jaspion e Anri.


Durante a jornada muitos amigos e inimigos aparecem como a alienígena Mya, o detetive Boomerman e o filho de Satan Goss, o terrível MacGaren.

MacGaren era mau pra caramba.

Boomerman pronto para o combate.

A série fez um enorme sucesso no Brasil, marcando o coração e a infância de muita gente, tendo até revistas em quadrinhos totalmente nacionais.



O carisma dos personagens, a história cheia de ensinamentos (cada capítulo tinha uma mensagem, puxe a memória e verá que é verdade), batalhas empolgantes e uma coisa que faz muita falta nas séries infanto-juvenis de hoje em dia, divertir de maneira simples...


E essa era toda a graça do negócio, não existe um marmanjo (ou marmanja) que não tenha pulado de emoção quando escutou pela primeira vez Jaspion gritar: "Gigante Guerreiro, Daileon!!!!" e assistir a transformação matadora da nave em um super robô de combate.
Isso era mágico!
Ou mesmo os combates acirradíssimos entre Jaspion e MacGaren.
E quem não se lembra do episódio em que Satan Goss mostrou sua verdadeira forma demoníaca?
Coisas que marcara época...

Admita, você também enlouqueceu com esse robô...


Acaba com ele Jaspion!

Credo! Sai Capeta!!!

E voltando a o assunto de divertir de forma simples, pode parecer bobagem, mas programas como Jaspion, não usavam de linguagem suja, materialismo, violência gratuita ou apelo sexual para atrair audiência.
Não sei se é a época ou o quê, mas antigamente tudo parecia mais inocente, mais sincero...


Para mim esse tipo de animação ainda me agrada bastante, já que cada vez que olho heróis como Jaspion, Jiban, Jiraiya, Changeman e Ultraman, praticamente volto no tempo...

Hoje em dia muita gente dá risada ao ver aquele bando de japas, vestindo roupas de borracha e se espancando como se não houvesse amanhã, mas os mesmos que riem hoje, ontem faziam um griteiro para os pais comprarem o vinil da trilha sonora do Jaspion...
Acham que me enganam, sei...



Até a próxima!!!
ESPADIUM LASER!!!!
(Espada brilha e fica luminosa)
...

...

...

COSMIC LASER!!!!
(Picota o monstro, que em segundos explode em mil pedaços... cara isso era lega)l


Nenhum comentário:

Postar um comentário